top of page

Território

MAIS QUE RIO ADENTRO

 

 

Na beira do rio Tapajós, fotografei formações de areia resultantes do movimento da água. Os desenhos ali formados me remetiam oras a paisagens oras a estrelas na escuridão de um céu infinito. Em consonância com a vivência que tive na região, além da própria magia do local, nasceram dali imagens de natureza quimérica. Imagens abertas à imaginação e que uniam em si, terra, água e céu, elementos que estão na base das cosmologias e da ética dos povos originários, as quais pontuam uma forma de viver que reconhece o encanto da origem e da manutenção da vida, honrando cada ser existente. 

 

Em “Mais que rio adentro" abordo as conexões entre tudo que vive sobre a terra, reverenciando, indiretamente, os saberes dos povos originários do Brasil. No trabalho, incorporo imagens de viventes diversos – o rio, plantas em diferentes estágios da vida, um ser humano, um ovo – e crio associações visuais entre elas e as formas encontradas na areia, sugerindo a conexão essencial entre tudo o que existe.  

 

Ao longo do percurso aqui proposto, os elementos se intercalam e se conectam tal como o próprio cosmos. Um enorme céu estrelado, que ressalta o nascimento e a imensidão da própria vida, nos convida a adentrá-lo.

Copyright ® Ana Mantezi 2019

bottom of page